Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

popless

by sofia

14
Abr17

Em detalhe | O Cristo de Courajod

sofia

530216.jpg

 

A Deposição de Cristo da Cruz ou Cristo de Courajod (Louvre, inv. RF1082) é um dos mais importantes e influentes exemplos da colecção de Deposições francesas.

Esta escultura do século XII, feita de madeira de acer, com 155 cm de altura, está entre as mais conhecidas do grupo românico da Borgonha. É também, provavelmente, o Cristo de madeira mais antigo e das poucas deposições francesas a chegarem - conservadas deste modo - à actualidade. 

Este Cristo de Courajod, sendo um dos mais antigos e ao ter uma qualidade artística indiscutível, foi modelo e protótipo para muitas outras representações posteriores - o nacional Bom Jesus de Bouças ou Senhor de Matosinhos (na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos) que, apesar do mau restauro, é um exemplo.

Cristo é representado quase com um estilo grego ou assírio. As costelas são bem descritas com o torso ligeiramente curvado, superfície lisa com mudanças suaves nos relevos da caixa torácica, pernas paralelas e ligeiramente inclinadas para a direita e a cabeça inclinada na mesma direcção com os pés separados (à boa maneira do Gótico inicial). Um destaque para o perizônio de Cristo que parece reflectir alguns detalhes (emprestados) da arte otoniana, com pormenores soberbos nas dobras do tecido. É óbvio que o autor desta obra tinha profundos conhecimentos de Arte e de outras culturas.  

Esta imagem fazia parte de um conjunto de esculturas que eram usadas como ilustração numa espécie de teatro que era "exibido" nesta época pascal para representar a morte de Cristo. Certamente que a esta imagem de Jesus se juntariam as representações de José de Arimateia e Nicodemo ou até quem sabe, de S. João Evagelista, da Virgem Maria, Maria Madalena, Maria de Cléofas e até de Maria Salomé. 

Se há peça de arte que pela simplicidade transmite uma imensa mensagem, esta é um exemplo máximo. Uma simplicidade emotiva que não deixa ninguém indiferente, seja de que crença for. 

 

530242.jpg12-527603.jpg

530247.jpg

530261.jpg

530266.jpg

Sem Título.png

Sem Título2.png

 

Sobre mim

Pesquisar

Sigam-me

a inspiração

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens