Breves notas acerca da nova Zara Rossio
[imagem: Zara]
O espaço é absolutamente bonito, a nova abordagem arquitectónica e de design respeitou o edificio original e a sua traça histórica. Um local óptimo para um Museu, já como loja, tenho algumas dúvidas, sobretudo pelos seguintes motivos:
- a dimensão é tal, que, mesmo quem conheça bem a colecção, sente-se completamente perdido;
- a escala é tanta, que os colaboradores - caras conhecidas das [recém encerradas e muito estimadas] lojas da Rua Garrett e da Rua Augusta - andam meio perdidos e nem todos conseguem disfarçar esse "detalhe";
- o número absurdo de turistas que lá estava dentro, torna impossível qualquer entusiasmo que se possa ter com a experiência de apreciar o espaço, de identificar mais-valias e sobretudo em consumir a estrela maior: as colecções [mulher, homem, criança e casa].
Resta a esperança que, quando a euforia da recém inauguração termine, e o número de turistas na cidade diminua, a experiência melhore.
A nova Zara de Lisboa é a segunda maior do mundo, tem 5 mil metros quadrados distribuídos por três pisos e inclui uma pastelaria intitulada "Zara by Castro" e está situada na Praça Dom Pedro IV nº 96 a 122, Lisboa.